segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Os filhos dos telemóveis


Quando vamos a um restaurante  reparamos que há crianças a partir de 2 anos, ou menos, com um telemóvel nas mãos ou na mesa a ver um filme no youtube. 

Os pais nem se apercebem dos malefícios que estão a fazer ao seu próprio filho. e a troco de quê? 

Por 20 minutos de sossego? 

Enquanto o filho está entretido a ver e a rever no telemóvel os pais jantam. O diálogo familiar fica amputado.

A refeição familiar devia ser um ponto de encontro onde a conversa simples entre os que estão à mesa é fundamental. Os temas de conversa devem ser variados e adaptados à idade dos filhos para que estes possam participar.   

As crianças não brincam, não sabem brincar porque os telemóveis foram e são a base da sua educação.

Os filhos ao crescerem ficam dependentes dos jogos e sabe-se lá o que mais. O défice de atenção acentua-se e o rendimento escolar fica em causa. com grandes reflexos na vida futura,

É esta a educação que queremos?  

 

terça-feira, 19 de julho de 2022

Educação dos filhos

Na educação dos nossos filhos devemos seguir os padrões que nós conhecemos e todo o “saber” acumulado até aí. Padrões são modelos de… , que podem ser bons ou maus. Todos estes padrões devem ser conhecidos uns para serem seguidos e outros para não serem. Os melhores modelos que todos nós conhecemos são os avós e mãe e pai. São muitas vezes, estas as nossas referências e são baseadas nessas referências que iremos educar os nossos filhos. Ouvi muitas vezes o meu avô dizer: “ Se queres saber como vai ser esta criança analisa os avós!”. Como é evidente nós queremos o melhor para os nossos filhos, educá-los com valores de variadas ordem. Uma das maneiras é educar com responsabilidade. Foi assim que eduquei os meus filhos e tive sucesso, estou muito orgulhoso, como eles são como pessoas. Vamos supor, que o seu filho anda no 2º ou 3º ciclo de ensino básico. No início do primeiro período devemos incutir no vosso filho objetivos a atingir na progressão de conhecimentos escolares. Essas metas devem ser discutidas, mas a última palavra é sua e não do seu filho. Vamos supor que a meta é o nível 4 em 5, a tudo, como mínimo, no final do 2º período. Os pais têm de estar em sintonia e preparados para dar uma reposta quando os vossos filhos argumentar com: mas isso é impossível atingir! - Tudo se treina. Treinar, treinar. Quando jogas no computador para passar de nível como é que fazes? Jogas, jogas até conseguir passar de nível? Imagina que a escola tem vários jogos e cada jogo é uma disciplina e cada disciplina tem 5 níveis, 1,2,3,4,5. Quando estás a jogar queres chegar ao maior nível possível, não é verdade? - Sim é verdade. - Na tua vida académica, é a mesma coisa. E vais chegar a uma altura na vida que quanto mais conhecimento tens mais queres ter. - Pai, mas como é que chego a esse 4? - Para isso tens de arranjar estratégias, ou seja, um plano de treino (método de estudo). Há vários métodos de estudo. Começa por aí. Se estás com dúvidas sobre o método de estudo, faz a tua própria investigação, utiliza as ferramentas estão ao teu dispor. Utiliza um método de estudo à tua medida. Sempre que precisares de apoio estamos cá! 

 José Cavadas 
 Praia da Tocha, 19/07/2022